DAC – Diretoria de Arte e Cultura

QUEM SOMOS?

O Núcleo de Arte e Cultura PROEX/UEPA foi criado com o objetivo de integrar e fomentar as atividades artísticas e culturais da UEPA, em contato com a comunidade. Em 20 de dezembro de 2023, foi aprovada a Resolução 4074/23 – CONSUN / UEPA que aprova a criação e regulamentação do NAC, bem como, neste mesmo ano, foi aprovado orçamento financeiro para funcionamento. Em 2024, com objetivo da Reitoria de ampliar estrutura de funcionamento, autonomia, independência e promoção do conhecimento no âmbito da Arte e Cultura nos diversos Campi da UEPA, o NAC tornou-se Diretoria de Arte e Cultura (DAC) com Resolução atualizada 4107/2024 – CONSUN/UEPA aprovada em 03 de abril de 2024. A Diretoria de Arte e Cultura (DAC) é vinculada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UEPA) e tem como missão oferecer à comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral, uma programação cultural plural, ética e comprometida com a UEPA, à cidadania, à democracia, contribuindo para transformação social. A DAC coordena a Rádio Web/UEPA e grupos musicais: Madrigal da UEPA no Campus I CCSE em Belém-Pa e Quarteto Musical de Bragança-PA no Campus XXI UEPA Liceu da Música em Bragança-PA. 

MISSÃO:

Oferecer à comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral, uma programação cultural plural, ética e comprometida com a UEPA, à cidadania, à democracia, contribuindo para transformação social. 

OBJETIVOS:

  1. Oferecer ao público em geral atividades artístico-culturais plurais que estimulem a formação do espírito crítico; 
  2. Produzir variedade de formatos e gêneros artístico-culturais que procurem ampliar a capacidade de reflexão dos indivíduos de comunidades e grupos sociais em prol da coletividade; 
  3. Contribuir para a formação profissional da comunidade acadêmica, bem como comunidades externas, nas áreas de conhecimento e atuação apoiando práticas de ensino, pesquisa e extensão; 
  4. Incentivar a democratização da arte e cultura; 
  5. Buscar instrumentalizar os campi, visando a execução dos seus projetos no âmbito da Arte e Cultura; 
  6. Promover a divulgação do conhecimento científico no âmbito da Arte e Cultura produzido nos Campi; 
  7. Contribuir para a proteção do patrimônio material e imaterial regional e nacional; 
  8. Promover programações, via Campi, com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas, informativas e inovadoras no âmbito da Arte e Cultura. 

Atualmente a DAC é dirigida pela Profa. Dra. Jessika Rodrigues da Silva. 

AÇÕES EM ANDAMENTO:

RÁDIO WEB/UEPA 

A Rádio Web/UEPA foi criada em 2020 e tem como objetivo propagar a educomunicação com a comunidade acadêmica da UEPA, mediando tecnologicamente, instigando reflexões epistemológicas, levando arte, cultura, informação e produções midiáticas, com uma gestão comprometida em todo o processo educativo-libertador, capaz de romper barreiras geográficas e sociais. Em 2023 a Rádio Web/UEPA criou identidade visual, efetivou cadastro junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) para autorização dos direitos autorais das músicas tocadas na rádio e organizar o site para funcionamento regular. A Rádio Web/UEPA chegou a registrar alcance de 2100 ouvinte no mês em 2023, rompendo fronteiras Paraenses, registrando acesso de ouvintes no Estado de São Paulo e Estado Unidos. Em sua programação, a Rádio Web/UEPA conta com programas de própria autoria e programas disponíveis em Programas de Rádio.

  1. PROJETOS VIA EDITAIS 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) lança editais anuais destinado a alunos de graduação da UEPA e tem como objetivo promover e divulgar a cultura musical através da extensão universitária, favorecer o acesso da população ao conhecimento musical integrando a comunidade acadêmica, nas ações que serão desenvolvidas nos referidos projeto e proporcionar o ensino da música através das diversas linguagens culturais, despertando o interesse pela cultura musical. 

  1. MADRIGAL UEPA (CAMPUS I – CCSE – BELÉM) 

        No coração da vibrante cena musical universitária paraense, surge o Projeto Madrigal da Universidade do Estado do Pará. Unidos pela paixão pela música e pela busca constante de melhoria, esses estudantes universitários apresentam características excepcionais resultantes de suas trajetórias e experiências únicas. Cada integrante revela uma riqueza dentre as origens musicais diferentes que se traduz num compilado sonoro em que cada voz é designada para a criação de uma tapeçaria musical viva e autêntica. Essa diversidade de experiências se reflete na amplitude do repertório explorado pelo grupo. Do clássico ao pop, do pop ao moderno, do moderno ao regional, do regional ao nacional, do nacional ao mundial, os cantores atravessam naturalmente diferentes gêneros musicais, absorvendo e reinterpretando a originalidade de cada estilo. 

Criado em 2001, o Madrigal da UEPA é um Projeto da Diretoria de Arte e Cultura vinculada à Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará (DAC/PROEX/UEPA). Atualmente os integrantes do Projeto Madrigal da UEPA são selecionados por meio de edital e devem ser alunos devidamente matriculados em algum curso dessa instituição. O grupo participa ativamente da vida artística da cidade e no âmbito da Universidade. Este ano de 2024 o Madrigal completa 23 anos e tem como regente a Profa. Dra. Ana Maria de Castro Souza desde 2016 e a pianista Francielem Monteiro. O grupo atua com o foco no Canto Coral no qual se trabalham técnicas de respiração e vocal. O objetivo é aperfeiçoar: afinação, dicção e articulação para expressar músicas brasileiras, assim como repertório em outros idiomas. Os cantores também recebem aulas de expressão corporal, com a finalidade de preparar o corpo para interpretação dos gêneros musicais e o significado do texto. Somado ao trabalho vocal e corporal, o complemento que valoriza a interpretação musical é o acompanhamento instrumental com piano e percussão e eventualmente com instrumentos de sopro ou cordas. 

  1. QUARTETO MUSICAL DE BRAGANÇA (CAMPUS XXI – LICEU DA MÚSICA – BRAGANÇA) 

O Quarteto Musical da UEPA do Campus XXI – Bragança foi criado no ano de 2023. Disponibiliza quatro vagas para bolsistas, podendo acolher voluntários no projeto. Os bolsistas e voluntários que participam recebem documento comprobatório do exercício, ao final de seu contrato/termo de compromisso, emitido pela Proex, desde que estejam quites com toda a documentação relativa à atividade de sua competência, inclusive as frequências. 

Os participantes atuam em regime de quatro horas semanais, sendo vedado qualquer tipo de vínculo empregatício, e participam de apresentações em eventos, quando necessário. Ao ingressar no projeto, o(a) aluno(a) assume o compromisso de permanecer nele pelo período mínimo de seis meses ininterruptos, a contar da data de assinatura do Termo de Compromisso, sob pena de ficar impossibilitado de participar de outros processos seletivos executados no âmbito da Diretoria de Arte e Cultura (DAC/Proex), por um prazo de doze meses.  

Coordenadora: Jessika Rodrigues da Silva

Email: diretoriadearteecultura@uepa.br

Endereço: travessa Dom Pedro I, nº 519, Umarizal – CEP: 66.050-100

Pular para o conteúdo